quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Trabalhar por trabalhar


E quando o assunto é estágiar e não receber um salário no final do mês? Para alguns, isso pode parecer pura exploração. Para outros, mais uma chance de acrescentar uma experiência profissional em seu histórico.


Segundo o estudante Gustavo Scopel do curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Mauá, o estágio voluntário deve ser entendido como qualquer outro trabalho. “As pessoas trabalham com a mesma responsabilidade de um estágio remunerado”, diz o universitário que estagia sem receber salário na Empresa Mauá Jr., dentro da própria universidade. “Lá os horários são flexíveis e a carga horária de serviço é bem menor. Se fosse para trabalhar em um estágio remunerado eu não teria esse tempo livre que eu tenho para estudar.”


O processo de admissão dos profissionais voluntários segue o padrão dos empregos assalariados. “Tive que mandar currículo, fazer entrevista”, explica Scopel.


Já em relação à credibilidade daqueles que contam com essa experiência na carreira profissional, o trabalho aparece como um diferencial na hora de concorrer a uma vaga. “Isso mostra força de vontade”, defende. O estudante ressalta ainda que essa oportunidade facilita a entrada dos futuros profissionais no mercado de trabalho. “Vale a pena não só pelo currículo, mas por ter um primeiro contato com o mundo empresarial”, finalizou Scopel.


Nenhum comentário: