segunda-feira, 3 de setembro de 2007

É com prazer que lhes informo que...


Nós somos subversores da ordem, meus caros.
Parem e pensem em tudo o que fazem diariamente.
Não, tomar banho não é subverter a ordem. Nem freqüentar uma faculdade. Muito menos escovar os dentes e deixar o tubo de pasta aberto sobre a pia. Pasmem: estagiar em jornalismo é subverter a ordem.

Mas não estamos sozinhos nessa revolución. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo até promove um programa de estágio. E uma das chapas da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) também se coloca a favor do exercício, como forma de aprimorar o exercício dos futuros profissionais de imprensa no Brasil.

O estágio em jornalismo é proibido por lei desde 1978. Contexto histórico? 1978 remete à ditadura militar no Brasil, mais precisamente ao governo Geisel. E o ano de 1978 é marcado pela revogação do AI-5, o mais impactante e repressor dos Atos Institucionais - aquele que privava os cidadãos do direito de hábeas corpus. O período era de abertura. Mas, de acordo com os próprios militares, "abertura lenta, gradual e segura". Será que proibir os estudantes de jornalismo de estagiar era (é) uma forma de enfraquecer a oposição ao governo? Será que temos todo esse poder de coerção?

Pensem nisso. E não, masturbação não é subversão à ordem.

Nenhum comentário: