segunda-feira, 24 de setembro de 2007

E quando não dá para estagiar?!


Dependendo da carreira, muitas são as vagas de estágio disponíveis. Mas... e quando não se atende a todas os requisitos básicos para a vaga? Inglês fluente, espanhol avançado, domínio em Corel e Photoshop, previsão de conclusão de curso em no máximo um ano, experiência anterior de pelo menos dois anos...
E quando 24 horas num dia não são suficientes? É o caso da estudante de arquitetura Thaís Martins, 19. Thaís cursa o quarto semestre da FAU-USP e seu curso é integral. "Claro que nesse meio tempo há o horário de almoço [rs]. Mas, de qualquer forma, não tenho tempo para estagiar. E também não avalio isso como uma das minhas prioridades. O que posso fazer é trancar a faculdade mais pra frente para estagiar por um ano", conclui a estudante.
É, meus caros. Falta de tempo e oportunidade é culpa da correria do mundo moderno, da selva da globalização na qual todos somos presas. Mas... e a felicidade?!
Agora cabe um desabafo pessoal. Não adianta sair procurando estágio feito um louco. Tem muitas coisas a serem pesadas: relação custo x benefício, aprendizado, remuneração. Mais do que tudo isso: a relação obrigação x felicidade. Há o tempo certo para tudo. Inclusive para encontrar alguma coisa que satisfaça o nosso eu. Confesso que tive medo de não gostar do meu estágio por talvez ter espírito de vagabunda. Mas descobri que não é nada disso. Se algo não te agrada, pare e reflita: realmente vale a pena?

Nenhum comentário: