domingo, 16 de setembro de 2007

Currículo


Hoje, amiguinhos, vamos aprender a fazer um currículo. Algo de suma importância para sua vida profissional.
O bendito currículo, nada mais é, que um relato da sua vida, tanto acadêmica, como profissional (coisa pouca, não?).
Deve-se colocar nesse pedaço de folha A4, todas as suas qualidades e qualificações, mas enfim, vamos ao que interessa. Uma espécie de passo-a-passo.

Primeiramente, coloque seus dados pessoais, afinal de contas, eles (empresas) precisam saber ao menos com quem estão lidando. Isso inclui nome completo (obviamente), data de nascimento, nacionalidade, estado civil, se tem filhos, quantos, enfim, fale um pouco da sua vida pessoal.
Em seguida é necessário colocar onde você mora. Não pense que a empresa na qual você pretende ser contratado vai tentar algum tipo de sequestro relâmpago ou atentado contra você, coloque todas as informações residenciais possíveis, rua, bairro, cidade, CEP, telefone, ramal, complemento e tudo mais o que você tiver aí. Quem procura um emprego quer, de verdade, ser encontrado e com facilidade.
A terceira parte dirige-se ao seu objetivo. Como diz o nome, OBJETIVO, então meu amigo, seja você também, não faça rodeios, seja direto, sucinto e diga o que pretende fazer da vida.
Após ter feito essa base do seu currículo, vamos para a questão acadêmica da sua tão feliz vida. Faça, neste caso, em ordem cronológica. Fale quais diplomas obteve até o presente momento. Ensino Médio e Graduações. Se ainda cursa, se finalizou ou se trancou matrícula. Ainda relacionado à questão acadêmica, fale de seus cursos. NÃO MINTA!!!! Apenas seja verdadeiro, empresas sérias necessitam funcionários sérios. Concluiu cursos de línguas? Ótimo! É um grande passo para um novato ter algum curso de língua. Conhecimento aprofundado em informática? Meu amigo, você está próximo de um emprego.
E para finalizar, conte-lhes suas experiências profissionais. Vendeu pão na esquina por conta própria e sustentou-se por um tempo? Conte! Não omita nenhuma função já exercida pela vossa pessoa, qualquer ajuda vale muito nessa disputa acirrada por um novo emprego.

Nenhum comentário: