quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Para poucos


Em uma reportagem publicada pela Folha em agosto de 2003, mostra-se que a concorrência para uma vaga de estágio ou trainee é maior do que a de um exame vestibular.

As pesquisas apontavam que naquele ano, 30,7% de jovens estavam entre os desempregados do país, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos). A conseqüência da falta de emprego resulta na concorrência quase que inacreditável para algumas vagas de estágio em empresas ou instituições. Segundo a reportagem da Folha, “para 872 vagas de trainees e estagiários em 19 grandes empresas em 2002, 180 mil pessoas se inscreveram, uma média de 206 candidatos por vaga”. Para se fazer uma comparação, o curso mais concorrido no vestibular da Fuvest em 2007 foi o de Publicidade e Propaganda, com 45,74 candidatos por vaga.

A questão é que mesmo esse fato ter acontecido em 2003, a dificuldade para arranjar emprego continua até hoje, sem contar nos índices que continuam aumentando. Mais aí vai um recado para você, estudante: não fique preocupado se não conseguir aquela vaga de estágio. Com essa concorrência, não é a competência que está em jogo, mas sim, uma questão de sorte ...

Nenhum comentário: