segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Simoneeê, vai tirar xerox!


Sapatos caprichosamente engraxados calçavam os pés repousados sobre a mesa de escritório.

- Simonê! O motoboy acabou de entregar uma pilha de documentos. Tá tudo na mesa da Elvira.

Simone era estagiária de advocacia.

- E o que é que eu faço?
- Pega tudo e vai tirar xerox! Ah, aproveita que você vai descer e, antes de subir, me traz um cafezinho. Sete gotas de adoçante, você sabe. E se for café de fundo de garrafa, faz outro, vai...
- Sim, senhor.
Bufando por dentro, Simone foi. Pegou a pilha que devia ter a metade de seus um metro e sessenta e cinco e saiu. Passo firme, sem olhar pros lados. Eis que um Monza 1982 – na contramão – desrespeitou a faixa de pedestres. E lá se foi Simone com a pilha de documentos.

Só que dessa vez ela foi além. Chegando ao andar de cima, foi recepcionada por um barbudo, um tal de Pedro.

- Você vai ser estagiária do Mestre, Simone.

E lá foi Simone servir ao todo-poderoso. Pelo menos ele não usava sapatos. Usava um par de sandálias bem humilde, de corda trançada.

-Simonê, faz um favor pra mim?
-Qual, Senhor?
-Vai tirar xerox das fichas da vida mundana do pessoal que veio pra cá hoje. Aproveita e, na volta, traz uma nuvem bem macia pra eu repousar meu pescoço. Maldito torcicolo!

5 comentários:

Carolina Ianelli disse...

Bru, seu post foi perfeito! Ainda bem que você foi a primeira!
Ele ficou com teor introdutório sem ser uma introdução comum!
Ninguém teria feito melhor!

Bruna Molon Grotti disse...

Obrigada, Carol. =]
É o que eu sempre digo: essa minha paixão por contos e crônicas me traz sérios problemas de crises existenciais...

Bianca Buono disse...

Muito Bom ! Muito Bom mesmo! =] Achei perfeita a crônica que relatou muito bem esse primeiro impacto na vida dos estagiários!

Como a Carol disse, acho que não teria melhor pessoa para começar a postar blog com o 'pé direito'!

A idéia da crônica foi muito legal !E ainda mais a qualidade dela !

Parabéns!

Unknown disse...

Mas, bru, parece que você se incomoda com o "tirar xerox" (entenda como atividades menores, às vezes sem ligãção à especialização desejada). É mesmo?

Bruna Molon Grotti disse...

É, sim. Ou melhor, em partes. Acho que se o único papel do estagiário for tirar xerox e servir cafezinho, o estágio perde toda a sua função de ensinar e iniciar o estudante no ramo de especialização que ele escolheu. Agora, se essa função for combinada a outras referentes à especialização do estagiário, não há problema algum em fazer esse tipo de favorzinho.

Se eu quisesse tirar xerox, não buscaria especialização profissional. Para mim é muito mais válido ficar em casa, aprofundando minhas leituras sobre jornalismo, do que ir trabalhar para simplesmente tirar xerox.

Ainda bem que meu estágio não é de tirar xerox =]