terça-feira, 28 de agosto de 2007

A Favor do Xerox

Vai tirar xerox, sim! Por que ter preconceito com essa atividade?

Sou a favor do “xerox”. A favor de ingressar no mercado de trabalho e iniciar uma carreira mesmo com pequenas funções e afazeres que escapem, às vezes, da especialização desejada.
Estagiários não têm nada a oferecer de concreto ao ‘contratante’. Não possuem experiência profissional, formação superior completa ou diplomas. Realizar tarefas menores e aparentemente pouco importantes é essencial para formar um profissional completo no futuro!
A postura do estagiário é o que determina se “tirar xerox” é uma atividade humilhante ou não.
Se ele encará-la como um desrespeito, uma ofensa, acabará se tornando o alvo dos colegas de trabalho e mostrará que é orgulhoso e limitado (ou seja, pouco interessante à empresa).
O estagiário tem de mostrar o seu valor. Tirar sim xerox e fazer tudo que lhe for mandado, com a maior competência, responsabilidade e humildade que possuir, para que, assim, conquiste credibilidade no seu local de trabalho.
Quanto mais “xerox” o estagiário estiver disposto a tirar, maior será seu destaque e crescimento na empresa!

4 comentários:

Raphael Rocha disse...

Ponto de vista interessante, Carol.
Mas essa prática de "tirar xerox" me parece muito mais uma forma de se mostrar mais importante que o simples estagiário na empresa. É uma espécie de trote quando se entra em uma faculdade.
"Tirar xerox" não é demérito a ninguém, muito menos a um estagiário que está "engatinhando" no mercado de trabalho. O que não pode haver é uma discrepância de funções que o estagiário deve fazer para aprender e entre suas colaborações naturais na empresa.

Bruna Molon Grotti disse...

Pois é...
Sem sombra de dúvidas, um estagiário está muito apto a tirar xerox. Afinal, o que ele mais aprende na vida universitária é a gastar sua remuneração mísera de estagiário nas copiadoras que cercam a universidade...

Unknown disse...

Concordo, Rapha.
Sou plenamente a favor de "começar do começo", mas claro sempre impodo respeito.
Mostrar que está disposto a fazer de tudo para aprender , mas que não é bobo.
Não teremos competência de iniciar nossa carreira jornalística fazendo `abres´ complexos, sem ter a experiência de fazer `notinhas´.

Bianca Buono disse...

Olá Carol!

Muito Bom o texto!Bons argumentos!

Concordo com você em alguns aspectos. Acho que é dever sim do estagiário tirar xerox se esse serviço irá complementar seus afazeres.

Porém acho desrespeitoso se esse for o único trabalho desenpenhado por ele.