quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Afazeres e deveres de um estagiário


O que um estagiário deve fazer no seu trabalho? Há limites nesse tipo de serviço? A resposta não é simples, porém deve ser analisada com cautela. A verdadeira intenção desse tipo de trabalho é fornecer ao estudante uma oportunidade prática de reviver os conceitos vistos nas salas das universidades. Mas nem todos os empregos oferecidos cumprem esses objetivos.

Um simples fato que dá ao nome do nosso blog, como ir tirar xerox, muitas vezes é recriminado pelos próprios estagiários e alguns chefes de empresas. Mas a atividade, mesmo sem necessitar de pré-requisitos acadêmicos, faz parte do cotidiano empresarial no qual o trabalhador é inserido. É possível imaginar um importante empresário ou fundador de uma grande companhia que nunca fez serviços nos quais não eram parte de sua especialidade, mesmo sendo fundamentais? Qualquer tipo de trabalho deve ser visto e executado com humildade. Nem todas as pessoas fazem apenas aquilo que gostam, ou, no caso de jornalistas, por exemplo, entrevistam personalidades que estão dispostas a expor suas idéias. A intenção é efetuar seus deveres da melhor maneira possível, sem perder o foco dos seus objetivos pessoais.

Muitos estágios, infelizmente, não cumprem o papel que deveriam. Transformam certos afazeres corriqueiros em atividades diárias dos funcionários. Quando há uma exploração por parte dos mandantes em relação aos estudantes, o estágio não está cumprindo com suas funções e cabe ao futuro profissional decidir se deve continuar no emprego.

O estagiário trabalha para entender o cotidiano de sua profissão e, com isso, adquirir experiência no ramo em que escolheu.

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você se colocou muito bem, bi.

Nosso enfoque nesse blog é mostrar as dificuldades encontradas pelos estagiários, mas, também, aquelas que eles mesmos (nós mesmos!) colocam (colocamos) no dia-a-dia.
"Tirar xerox" não é humilhante.
E se vc não aprender a fazer muito bem essa "tarefa", vai querer fazer coisas mais complexas?

Bianca Buono disse...

Boa, Carol!

Foi isso mesmo que eu quiz demostrar. O estágiario precisa aprender a fazer coisas pequenas para construir sua base, e depois realizar as tarefas mais complicadas.

=]

Bruna Molon Grotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Molon Grotti disse...

Olha o caráter opinativo desse post! Gostei de ver!
Bom, o fato de o estagiário ser constantemente encarregado de fazer coisas que não dizem respeito ao ramo no qual deseja adquirir experiência é culpa, em grande parte, do "enxugamento" nos postos de trabalho. Quanto mais "enxuta" ficar uma redação, por exemplo, mais "multiuso" o jornalista ou estagiário em jornalismo será.